5 dicas para ter um apartamento mais sustentável e econômico

Sustentabilidade

08/01/2020

Cada vez mais, as pessoas têm ouvido falar sobre sustentabilidade e preservação ambiental. Isso porque a degradação do meio ambiente já está trazendo diversas mudanças climáticas que prejudicam a vida da população e dos animais.

Adotar um ambiente sustentável é conservar a existência da humanidade, mas também é uma questão de economia. Afinal, reutilizar e poupar recursos faz bem para o bolso.

Existem diversas formas de adotar hábitos sustentáveis no apartamento. Por isso, selecionamos algumas dicas para ter um apartamento mais sustentável e econômico.

5 dicas para ter um apartamento mais sustentável e econômico

APROVEITE A LUZ NATURAL

A luz do sol ajuda a economizar energia elétrica, trazendo benefícios para o meio ambiente e assim como para os moradores. Afinal, quanto mais economizamos energia elétrica, poupamos também a água, que é a matéria-prima para a produção de eletricidade. Em troca, recebemos economia financeira, naturalidade e fluidez estética, além de conforto visual.

A luz natural também está relacionada à saúde física e mental. Ela ativa a região do cérebro responsável pelo bem estar e disposição, reduzindo estresse e controlando a ansiedade. Então para aproveitar melhor essa iluminação em seu apartamento, limpe bem os vidros, evite obstruir os raios de sol e pinte as paredes de cores claras.

INSTALE LÂMPADAS ECONÔMICAS

À noite, quando há pouca incidência de luz natural, também é possível economizar energia e deixar o seu apartamento sustentável. O segredo está na escolha das lâmpadas do ambiente.

Existem diversos tipos de lâmpada: fluorescente, halógena, incandescente e LED. A mais recomendada é a do tipo LED, porque tem mais eficiência. ma Para ter uma ideia, uma lâmpada de LED de 10W consegue iluminar da mesma forma que uma fluorescente de 15W. Além de consumir menos energia para iluminar, a vida útil é bem maior, podendo chegar a 25 mil horas.

REUTILIZE MÓVEIS, ROUPAS E OBJETOS

Uma roupa sua ficou velha, não cabe mais em você, ou simplesmente não gosta mais dela. O que faz? Joga fora? Deixa guardado no armário? O lixo acumulado é um dos principais problemas ambientais do planeta, poluindo florestas e oceanos.

Muito do que é desperdiçado pode ser reaproveitado. Participe de bazares, reforme móveis, roupas e objetos que estão sem uso ou doe para quem está precisando.

TENHA UMA HORTA

As plantas deixam a decoração mais bonita, além de oferecem a sensação de conforto e tranquilidade. Uma horta produz temperos, ervas, verduras e legumes para a alimentação e pode ser mantida até em apartamentos pequenos.

Algumas hortaliças se dão bem com pouca luminosidade, como o manjericão, cebolinha e orégano. Além da economia financeira, você consome alimentos sem agrotóxicos e que não agridem a natureza em nenhum passo da produção.

SEPARE O LIXO

Separe o lixo reciclável do não-reciclável. Latas, garrafas, sacos de plástico e caixas de papelão são alguns exemplos do que pode ser reaproveitado.

Já  guardanapos, fotografias, filtro de cigarros, papéis sanitários e clipes não são recicláveis, por isso também devem ser separados. O lixo orgânico, como restos de comida, também deve ser colocado em outra sacola.

Aparelhos eletrônicos, cabos, pilhas e baterias são considerados lixo eletrônico e não podem ser descartados na natureza. Procure um ponto de coleta mais próximo.

Viu como é simples ter um apartamento mais sustentável e econômico? Seguindo esses passos, você vai gastar menos e ainda contribuir com o meio ambiente. Torne essas dicas partes da sua rotina.

Você gostou desse conteúdo? Continue acompanhando o nosso blog e redes sociais.

Conheça nossos imóveis à venda

Temos algo especial para você

Veja mais