Buscando imóveis para comprar: dicas que irão te ajudar

Buscando imóveis para comprar: dicas que irão te ajudar

Mercado imobiliário

11/01/2022

Comprar um imóvel é um dos principais itens da lista de sonhos e objetivos dos brasileiros. Mas para realizar esse sonho, é importante se atentar a cada detalhe que possa atrasar essa conquista. Além disso, é necessário fazer um bom planejamento para dar seguimento ao que tanto se deseja.

Comprar um imóvel é um dos principais itens da lista de sonhos e objetivos dos brasileiros. Mas para realizar esse sonho, é importante se atentar a cada detalhe que possa atrasar essa conquista. Além disso, é necessário fazer um bom planejamento para dar seguimento ao que tanto se deseja.

 

Comprar um apartamento é um grande desafio em diversos aspectos. Para superá-lo e realizar esse sonho é preciso se preocupar com questões que vão desde o planejamento financeiro, escolha do bem, até a burocracia envolvida no financiamento e na documentação necessária para adquiri-lo. São várias decisões e escolhas a serem feitas para sair do aluguel, e cada uma dessas decisões precisa ser muito bem analisada, como optar por um imóvel na planta ou pronto para morar, por exemplo. Tudo  isso, sem contar com as providências a serem tomadas para que tudo ocorra conforme o planejado.

 

Com o objetivo de ajudar você nesse processo de busca e compra, separamos algumas dicas para virarmos juntos essa chave.

 

Vai comprar sozinho?

 

 

 

Quando compramos um apartamento sozinho, por exemplo, alguns sacrifícios e burocracias recaem sobre uma única pessoa. Documentação, aprovação, renda, reserva financeira, são pontos essenciais de se organizar para realizar essa compra com segurança. Nessa hora é muito importante controlar o seu próprio orçamento. Ter uma gestão clara sobre o quanto se ganha incluindo os valores de entrada do financiamento e prestação do seu imóvel são itens que devem estar nos seus gastos.

 

Não gaste com o que não precisa

 

Outro ponto importante é eliminar os gastos supérfluos. Esse é um aspecto importante para quem deseja comprar um imóvel, pois evita que eles voltem a se acumular. Esse planejamento também serve para evitar que você passe por situações que o obriguem a ficar inadimplente com as parcelas do financiamento do imóvel, o que poderia levar a perda do mesmo.

 

Tenha clareza de quanto você pode pagar

 

 

 

Estabeleça o seu potencial financeiro para a compra: a fim de determinar o máximo que você pode investir em um imóvel, as instituições financeiras se baseiam na renda comprovada do interessado. A partir dela são definidos os valores de entrada, das prestações e dos juros. Existem alguns sites na internet que permitem realizar a simulação do financiamento com base no valor da renda mensal, saldo de FGTS e o valor disponível para a entrada.

 

Procure com base no que você precisa

 

Saindo um pouco do lado financeiro da compra imobiliária, vamos falar de outros aspectos que também devem ser levados em consideração.

 

Pesquise o imóvel focado no que você deseja: antes de sair procurando um imóvel, o primeiro passo é definir o que você e a sua família precisam em um imóvel. Defina o que é necessário para atender todas às suas necessidades, como, por exemplo: quantidade de quartos, número de vagas, se tem necessidade de infraestrutura completa no condomínio, localização e orçamento.

 

Atente-se em todas as informações para realizar a visita: procure saber todos os detalhes necessários do imóvel. Questões importantes a saber são: o imóvel tem a possibilidade de financiamento? A localização é segura? Oferece vantagens como lojas de conveniência e possibilidades de valorização futura? Esse é um ponto chave para sua decisão e melhor escolha.

 

Utilize a tecnologia a seu favor

 

 

 

Hoje, há diversas plataformas de busca na internet que permitem avaliar a qualidade dos imóveis, construtoras, ver avaliação de usuários, prestadores de serviços e assim podemos definir as vantagens e ter mais segurança no momento de optar pela compra. Inclusive imobiliárias oferecem essa ferramenta.

 

Avalie as condições do imóvel

 

Confira o tempo de vida da construção, queixas comuns de antigos moradores e as garantias que a construtora oferece. Analise os prazos que a construtora solicita para a entrega do imóvel caso seja adquirido na planta, bem como os prazos da assistência técnica e o que realmente está na cobertura dos serviços de garantia.

 

 

Sua procura é na Região dos Lagos? Conte sempre com os empreendimentos e conteúdos da construtora Volendam para tomar a sua melhor decisão quando o assunto é qualidade de vida.

Conheça nossos imóveis à venda

Temos algo especial para você

Veja mais