Como escolher as cores certas para o ambiente

Como escolher as cores certas para o ambiente

Ideias

16/11/2021

Cada pessoa tem um estilo único, e a harmonia das carcterísticas pessoais com as tendências da decoração compõem os melhores ambientes. Por isso, antes de começar o projeto, é recomendado definir a paleta com as cores que irão compor cada cenário, visando obter um resultado equilibrado. Quando vamos decorar um lugar, corremos o risco das cores não conversarem entre si. Dessa forma, todo os objetos de mobília, decoração, tapetes, devem manter uma relação síncrona de cores entre si.

Cada pessoa tem um estilo único, e a harmonia das características pessoais com as tendências da decoração compõem os melhores ambientes. Por isso, antes de começar o projeto, é recomendado definir a paleta com as cores que irão compor cada cenário, visando obter um resultado equilibrado. Quando vamos decorar um lugar, corremos o risco das cores não conversarem entre si. Dessa forma, todo os objetos de mobília, decoração, tapetes, devem manter uma relação síncrona de cores entre si.

 

O poder oculto das cores

 

                                   

Sabemos que as cores têm o poder de despertar sensações e isso acontece devido a ação das ondas eletromagnéticas em nosso cérebro. Outro fator importante é que as cores podem contribuir para tornar o ambiente mais produtivo ou relaxantes, uma vez que existem tons quentes e frios. Os tons quentes como amarelo e vermelho, podem passar a sensação de alegria e bem-estar, sendo recomendados para ambientes de lazer. Os tons mais frios, como o azul e o verde, indicam calmaria, sendo mais indicados para escritórios e ambientes de descanso. Já as cores neutras como preto, branco e o cinza servem para equilibrar essas duas tendências.

Planeje os detalhes, como  a escolha de ferramentas de qualidade para a pintura, produtos para proteção dos móveis e claro, tintas de qualidade.

Misturando cores com bom senso

                                 

O ambiente também pode ter uma mescla de cores. Em um ambiente de home office, isso pode ser muito útil. Algumas pessoas costumam trabalhar no quarto, por exemplo. Para elas, a parede para a qual se está de frente pode ser pintada com uma cor mais quente, para despertar maior estimulação e o restante das paredes do quarto com cores frias.

 

Movéis e texturas também contam

                                 

Investir em móveis coloridos e texturas também é interessante. As paredes com textura podem destacar um espaço, enquanto os materiais utilizados para portas e janelas como esquadrias de PVC dão um acabamento mais requintado ao ambiente. Abaixo, colocamos algumas dicas fundamentais para a escolha adequada das cores para os ambientes.

 

Faça uma simulação da pintura

 

                             

Hoje em dia, existem alguns simuladores online que permitem analisar uma prévia do resultado final do trabalho. Assim, caso ainda hajam dúvidas, a melhor escolha e correções de rumo poderão ser feitas.

Analise o espaço disponível

Dependendo do espaço que você tem, as cores escuras podem fechar ou diminuir o ambiente, enquanto as cores claras podem mostrar a sensação de amplitude e aconchego.

Conheça nossos imóveis à venda

Temos algo especial para você

Veja mais