Conheça 5 benefícios de morar na praia

Conheça 5 benefícios de morar na praia

Variedades

09/09/2020

Sol, mar, brisa, ar puro: as praias oferecem beleza e oportunidades de lazer e esportes. Com isso, os moradores de regiões próximas à orla possuem a comodidade de ter tudo isso a algumas quadras de distância de casa. Porém, as vantagens não param por aí. Existem vários benefícios de morar na praia para a saúde física e mental.

Sol, mar, brisa, ar puro: as praias oferecem beleza e oportunidades de lazer e esportes. Com isso, os moradores de regiões próximas à orla possuem a comodidade de ter tudo isso a algumas quadras de distância de casa. Porém, as vantagens não param por aí. Existem vários benefícios de morar na praia para a saúde física e mental.

Além de beleza, diversão e esportes, morar perto da praia faz bem para a saúde física e mental. Especialistas apontam que caminhar na orla, entrar no mar, relaxar na areia ou praticar algum esporte podem fazer a diferença.

Em um estudo publicado no “Journal of Environmental Psychology”, J. Aaron Hipp, Ph.D analisou a capacidade restauradora da praia. Ele também é especialista em saúde ambiental e assistente da Brown School. O autor afirma que o ambiente à beira-mar traz mais vantagens para o bem estar das pessoas do que locais de entretenimento e outros ambientes urbanos.

Quem vive perto do mar, por consequência, tem uma vida mais plena e com mais bem estar. Dessa forma, listamos alguns dos principais benefícios de morar na praia.

Melhoria na respiração

O primeiro deles é  para a respiração. O  ar  puro melhora o sistema respiratório e isso ajuda a respirar bem. Além disso, previne ou auxilia na recuperação de doenças pulmonares, como asma, bronquite e alergias.

Absorção de Vitamina D

A vitamina D vem recebendo cada vez mais atenção dos nutricionistas e consumida em suplementos vitamínicos. Contudo, a luz do sol é a melhor fonte dessa vitamina para o ser humano, correspondendo a 80% de toda a absorção.

Uma caminhada na orla pela manhã ou no final da tarde é capaz de armazenar consideráveis níveis de Vitamina D no organismo. Entre os benefícios, estão melhor saúde óssea, por meio da regulação da presença de cálcio. Da mesma forma, a vitamina ajuda na saúde hormonal, redução do estresse, assim como na prevenção de doenças cardiovasculares.

Benefícios para a saúde mental

A praia é um excelente espaço para espairecer a mente, organizar pensamentos e refletir. Por isso, não é somente a saúde física que melhora quando estamos perto do mar. Realizar atividades na praia praia reduz os níveis de cortisol, hormônio relacionado ao estresse. Além disso, é favorável ao relaxamento e à reflexão. Sendo assim, a proximidade com este ambiente torna as pessoas mais tranquilas.

Até o som das ondas do mar faz bem. Pesquisas apontam que o nosso cérebro reage positivamente a ele.  Entre as consequências positivas estão a sensação de segurança e foco no presente, ajudando no tratamento para ansiedade.

Detox no corpo

A água do mar contém altos níveis de minerais como magnésio, potássio e iodo. Eles oferecem efeitos terapêuticos, auxiliam no combate a infecção, bem como  ajudam o corpo a desintoxicar. Nadar no oceano abre os poros da pele, permitindo maior absorção dos minerais, além da expulsão de toxinas que causam doenças.

Similarmente, respirar o ar oceânico enche os pulmões com moléculas que impulsionam o sistema imunológico. Como você pode perceber, a sensação de leveza depois de um dia de praia não é só psicológico, uma vez que o corpo está limpo e renovado.

Morar perto da praia oferece qualidade de vida e bem estar para toda a família. Além da alegria de estar ao ar livre com belezas naturais incríveis, tudo a poucos metros de distância, a saúde física e mental ganha.

Você gostou deste artigo? Compartilhe com alguém que pode se interessar em conhecer melhor os benefícios de morar na praia.

Conheça nossos imóveis à venda

Temos algo especial para você

Veja mais