Cuidados no home office em tempos de pandemia

Cuidados no home office em tempos de pandemia

Ideias

20/07/2021

O cenário da pandemia, trouxe muitas mudanças repentinas na forma de nos comunicar, trabalhar e viver. Tais mudanças obrigaram as pessoas a mudarem suas rotinas quase que de forma instantânea.

O cenário da pandemia, trouxe muitas mudanças repentinas na forma de nos comunicar, trabalhar e viver. Tais mudanças obrigaram as pessoas a mudarem suas rotinas quase que de forma instantânea. E dentro dessa realidade muitos observaram como uma missão quase que emergencial: a de transformar suas casas em ambientes de trabalho e produtividade.

 

Para quem já estava acostumado a trabalhar em casa, mesmo que esporadicamente, foi mais fácil se organizar. Mas para quem não tinha esse costume, certamente não foi tão fácil assim. E para ambos os casos, vale lembrar que, além dos compromissos profissionais, as obrigações familiares aumentaram, seja por conta de filhos fora da escola, da atenção extra com demais funções ou empregados terceirizados. Mesmo no conforto do lar, ninguém está livre do estresse, ou mesmo da depressão.

Então, é possível manter a saúde mental e uma boa produtividade no home office?

 

A resposta é sim, e a partir de agora vamos dar boas dicas de como isso pode ser feito.

 

Pratique atividades relaxantes nos intervalos de trabalho

Sabemos que estar em isolamento social pode trazer um pouco de angústia, sobretudo para quem mora sozinho e, é preciso se adaptar à nova rotina. Uma maneira de preservar o bem-estar é dedicar um tempo para relaxar a mente, realizar atividades relaxantes como tocar instrumentos musicais, assistir programas mais leves com assuntos diversificados, praticar meditação ou até mesmo alguma atividade laboral que te traga prazer e tranquilidade.

 

Evite o excesso de notícias

 

O excesso de notícias a todo momento sobre o andamento da pandemia do coronavírus, ou da consequente crise econômica, pode gerar ansiedade e pânico, mostrando situações que fogem do nosso real controle. Evite ficar o dia todo ligado na TV, rádio ou Internet, sobretudo enquanto estiver trabalhando. Isso te ajuda a manter o foco e não se concentrar tanto nas notícias alarmantes.

 

Utilize os recursos tecnológicos disponíveis para trabalho

 

Pensando no trabalho de home office, os recursos tecnológicos são fundamentais. Use as ferramentas disponíveis para chamadas de vídeo e reuniões com a equipe de trabalho, mesmo que seja apenas para delegar funções. A interação virtual somente por mensagem torna as relações mais frias e distantes, abrindo espaço para interpretações erradas.

 

Controle a ansiedade e o tédio das crianças

Essa parece ser uma missão impossível para aqueles que têm crianças em casa. É fundamental ter esse controle sobre elas para que os responsáveis possam trabalhar. Todos estão aprendendo a viver nessa rotina e sabem das dificuldades do momento, então não se culpe caso precise interromper o trabalho para atender alguma demanda familiar. O ideal seria criar uma rotina para os pequenos também, assim eles entendem o horário correto de realizar cada coisa e não ficam perguntando o tempo todo o que fazer. Estabeleça horários de dormir, acordar, de comer, de estudar, de brincar, de ver TV e de jogar games.

 

Termine o expediente no horário certo

 

Nesse esquema de trabalho temos a tendência de esticar um pouquinho mais o horário para finalizar uma coisa ou outra. Com isso, acabamos adiando indefinidamente o fim do expediente ou até levando computadores para a cama, péssimo para o corpo. Falando nisso, prefira trabalhar com o apoio de mesas e cadeiras adequadas à sua altura com anteparo para as costas e distância segura da tela do computador no nível dos olhos. Não esqueça das pequenas pausas para levantar e esticar as pernas.

Tenha foco e planejamento

Evite as distrações naturais de quem está em casa, como APPs de mensagem, redes sociais, TV e conversas com quem mora com você. Parece difícil, mas se você focar o trabalho como se estivesse em um expediente de escritório, no final do dia sobrará mais tempo para fazer o gosta e relaxar.

 

Preocupe-se apenas com o que você pode controlar

Não temos o controle sobre tudo, e isso gera uma imensa angústia. O noticiário muda o tempo todo, as opiniões de chefes e colegas também. Se importar apenas com o melhor que podemos fazer ajuda a controlar a ansiedade sobre isso e ainda nos torna mais produtivos.

Trabalhar em home office é uma grande oportunidade de estar sempre perto de quem a gente gosta, não perder tempo com deslocamentos e até morar em paraísos como a Região dos Lagos sem precisar abrir mão da carreira.

Em Arraial do Cabo, você terá uma ótima qualidade de vida e bom desempenho no Home Office. Morando em frente à praia com nossos incríveis empreendimentos Golden Lake e Praia dos Anjos, você poderá trabalhar apreciando a bela vista, além de usufruir do sossego e relaxar com o barulho das ondas do mar.

Conte com a construtora Volendam para realizar esse sonho com planejamento e muita produtividade!

Conheça nossos imóveis à venda

Temos algo especial para você

Veja mais