Maresia e seus efeitos: saiba como conservar seu apartamento próximo à praia

Ideias

09/05/2019

Acordar e ter aquela vista para a praia é algo maravilhoso! Um estudo publicado no jornal Health & Place em 2017 apontou que passar mais tempo próximo ao mar atua diretamente na sensação de bem estar e relaxamento, diminuindo até mesmo a incidência de crises de ansiedade e depressão.

Mas apesar do imenso privilégio que morar nessas regiões representa, podemos destacar uma grande vilã para a conservação de móveis, eletrodomésticos e outros materiais do apartamento: a maresia.

Maresia e seus efeitos: saiba como conservar seu apartamento próximo à praia

Formada por uma névoa fina, úmida e salgada, a maresia é responsável por prejudicar estruturas de ferro ocasionando a ferrugem, além de deteriorar concretos e similares. Listamos alguns cuidados essenciais para tentar amenizar os seus efeitos e a aumentar a vida útil de seus bens.

1) ROTINA DOS MÓVEIS

A madeira também é afetada pela maresia, por isso, a aplicação de produtos como óleo de peroba deve ser fazer parte da rotina. A intenção é fazer a remoção dos resquícios de sal que são trazidos pela maresia. Os móveis feitos com fórmica também merecem uma atenção, eles devem ser limpos apenas com um limpador multiuso na mesma frequência que os demais.

 

2) FIQUE ATENTO AOS MATERIAIS ESCOLHIDOS

Para o cuidado de janelas e portões, invista em materiais de aço inoxidável, alumínio ou PVC. Caso não seja possível, utilize camadas de verniz para impermeabilizar as superfícies. Nas dobradiças, aplique, pelo menos uma vez na semana, spray de óleo para proteger os mecanismos e evitar o barulho.

 

3) TECIDO ADEQUADO

Dê preferência pelos tecidos à base de poliéster, principalmente no revestimento dos móveis, eles são mais resistentes à umidade e correm menor risco de mofar.

 

4) ESTRUTURAS DE CONCRETO

As estruturas de concreto, muita das vezes porosas, facilitam a ação da maresia. Para evitar o problema, é preciso aplicar camadas de impermeabilizante nas paredes.

 

5) PROTEJA OS ELETRÔNICOS!

Os computadores também sofrem com a oxidação. Procure deixar o aparelho em um ambiente bem arejado, após o uso lembre-se sempre de usar capas para protegê-lo.

Conheça nossos imóveis à venda

Temos algo especial para você

Veja mais