Mercado imobiliário reage após crise no rio de janeiro

Mercado imobiliário reage após crise no rio de janeiro

Mercado imobiliário

31/01/2020

Nos últimos anos, uma crise econômica atingiu o Brasil e o mundo e afetou vários setores da economia, como o imobiliário. No Rio de Janeiro, os efeitos foram notados em todo o estado, resultando na diminuição das vendas. De uns tempos para cá, no entanto, principalmente a partir de 2019, o segmento de imóveis começou a se recuperar.

De acordo com um levantamento feito pelo Secovi Rio (Sindicato de Empresas de Habitação), no terceiro trimestre de 2019, houve um  crescimento de 4,9% no número de imóveis negociados. A informação deixa as construtoras e corretoras muito felizes, assim como quem vai investir em um apartamento.

A recuperação do mercado imobiliário no Rio de Janeiro é fruto de vários fatores, como campanhas para a visibilidade, obras públicas que melhoram a infraestrutura dos locais, além de facilidade no acesso ao crédito e juros baixos. A taxa Selic teve uma queda em 2019, estimulando o crédito e o consumo.

Além disso, a Caixa Econômica Federal, que reduziu as tarifas das linhas do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e Sistema Financeiro Imobiliário (SFI). Já outras instituições financeiras como o Bradesco e Itaú passaram a testar uma linha de crédito nos moldes do Minha Casa Minha Vida, na faixa 3.

LOCAIS MAIS VALORIZADOS DO RIO DE JANEIRO

Uma das regiões mais valorizadas do estado do Rio de Janeiro é a zona sul da capital. Isso acontece porque a área é repleta de obras com sofisticação e segurança, além da infraestrutura e mobilidade urbana terem ótimas condições. O Centro também ganhou visibilidade após obras de revitalização que atraíram bastante gente para morar na região.

Fora da capital, a Região dos Lagos, onde ficam as cidades de Cabo Frio, Arraial do Cabo e Búzios, é a mais valorizada do estado. Cenários paradisíacos, com praias maravilhosas que parecem até o Caribe, trilhas e belezas arquitetônicas atraem moradores e turistas. Consequentemente, hotéis, pousadas, restaurantes e empreendimentos residenciais foram construídos no local.

TENDÊNCIAS PARA O MERCADO IMOBILIÁRIO EM 2020

Levando em conta os dados de 2019 e o cenário atual, as projeções para os próximos meses de 2020 no mercado imobiliário são excelentes. Os juros baixos e facilidade de acesso ao financiamento fazem com que as pessoas consigam realizar o sonho de investir em um imóvel com maior facilidade.

Se você deseja investir no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, o momento é agora. As tarifas serão menores e a tendência de valorização dos imóveis para os próximos anos é alta. Em resumo, quem investe hoje vai pagar menos por um apartamento que tende a ser valorizado futuramente.

Deseja ficar por dentro de tudo o que acontece no mercado imobiliário? Continue nos acompanhando por aqui e redes sociais.

Conheça nossos imóveis à venda

Temos algo especial para você

Veja mais