Soluções sustentáveis para residências

Soluções sustentáveis para residências

Sustentabilidade

20/10/2021

Atualmente, os modelos de construção civil têm se modificado constantemente. Os novos recursos tecnológicos vêm tomando cada vez mais espaço no momento de planejar e executar novos projetos, com tendências cada vez mais inovadoras. Nos dias de hoje, precisamos adotar soluções sustentáveis em todas as áreas da construção por diversos motivos, visando economia, qualidade de vida, saúde e preservação dos recursos naturais. Tanto os moradores quanto as construtoras são essenciais para garantir a partir de agora um futuro mais sustentável.

Atualmente, os modelos de construção civil têm se modificado constantemente. Os novos recursos tecnológicos vêm tomando cada vez mais espaço no momento de planejar e executar novos projetos, com tendências cada vez mais inovadoras. Nos dias de hoje, precisamos adotar soluções sustentáveis em todas as áreas da construção por diversos motivos, visando economia, qualidade de vida, saúde e preservação dos recursos naturais. Tanto os moradores quanto as construtoras são essenciais para garantir a partir de agora um futuro mais sustentável.

 

Exemplo de construtora que se preocupa com a sustentabilidade do meio ambiente  

 

Quando se está presente em paraísos naturais como a Região dos Lagos, a responsabilidade ambiental das empresas deve ser ainda maior. A construtora Volendam leva esse tema a sério e, além de licenciar todas as obras nos órgãos ambientais, cria projetos paisagísticos com espécies nativas e aplica diversas tecnologias e ideias sustentáveis para evitar o desperdício e proteger a natureza. Já nas obras, há o uso de madeira de reflorestamento e o controle rigoroso do gasto mensal de água, combustível, entulho e energia elétrica com metas de diminuição de 2, 5 e 10 anos.

 

Vamos conhecer esse ecossistema de possibilidades?

 

A seguir, listaremos uma série de soluções sustentáveis e econômicas adotadas. Tomamos como referência os empreendimentos Praia dos Anjos Residence Club e Golden Lake, ambos em Arraial do Cabo.

 

Soluções sustentáveis para residências: iluminação artificial com luzes de Led nas áreas comuns

 

As luzes de Led utilizam baixa voltagem, emitem menos calor, são mais sustentáveis e são 80% mais econômicas que as lâmpadas fluorescentes.

 

 

 

 

 

Luzes com sensores de presenças nas áreas comuns

 

As luzes só acendem na presença de pessoas, gerando economia para o condomínio e preservando as fontes de energia natural.

 

Rodapés em matéria-prima com certificação ambiental

 

A madeira que está presente nos rodapés da maioria dos projetos tem o reflorestamento e a certificação garantidos. Bom para o planeta e para você.

 

Aproveitamento de água da chuva

 

 

Realizar o aproveitamento da água da chuva é um procedimento relativamente simples e que pode gerar economia para outras atividades essenciais que precisam desse recurso. Para realizar esse procedimento, as calhas no telhado realizam a captação da água, que é direcionada para a cisterna ou tanques, onde fica armazenada, podendo ser usada para a irrigação dos jardins das áreas comuns..

 

Utilização da energia solar

 

 

 

Atualmente, a matriz elétrica brasileira é sustentada em sua maioria pela geração hidrelétrica. No entanto, este tipo de geração de energia vem enfrentando cada vez mais instabilidade pela variação de chuvas ao longo do ano, acarretando em crises hídricas constantes e baixa no nível dos reservatórios. O desenvolvimento de uma cultura sustentável que preserve o planeta é extremamente necessário e esse cenário não seria diferente no setor de energia elétrica. A energia solar fotovoltaica, por exemplo, utiliza uma tecnologia que capta a radiação do sol em painéis que transformam a energia eletromagnética em elétrica, para abastecer a residência. Esse sistema vem sendo cada vez mais adotado em casas e apartamentos e é utilizado pelo condomínio Golden Lake para o aquecimento da água.

 

Uso de sistemas inteligentes em vasos sanitários e torneiras

 

 

 

O uso de caixas acopladas ou bacias sanitárias que utilizam um número determinado de litros de água por descarga podem tornar o uso da água mais econômico. Atualmente, é possível instalar caixas acopladas com duplo bastão de acionamento. Nas torneiras das pias, são instalados arejadores redutores de vazão. Enquanto o redutor diminui a quantidade de água até pela metade, o arejador mistura a água com ar, diminuindo o fluxo e mantendo a sensação de volume do jato da torneira.

 

Implantação de coberturas verdes em áreas comuns do condomínio

 

 

 

Essas coberturas são adaptadas com uma estrutura reforçada, podendo ser transformadas em superfícies vivas. Isso traz conforto térmico e reduz o consumo de climatização artificial. Já no térreo, os canteiros contribuem para o bem-estar dos moradores, oferecendo sombreamento e contribuindo para a permeabilidade do solo.

 

Estação de tratamento de esgoto (ETE)

 

Não adianta apenas esperar que os órgãos públicos façam a parte deles. Alguns condomínios, como o Golden Lake, possuem estações próprias de tratamento de esgoto para não poluir o meio ambiente.

 

A construtora Volendam está antenada com as práticas sustentáveis para criar empreendimentos e dar ideias que proporcionem mais qualidade de vida, economia e integração à natureza de lugares únicos como a Região dos Lagos. Conte com os nossos lançamentos e as nossas ideias por um mundo e uma vida melhores.

Conheça nossos imóveis à venda

Temos algo especial para você

Veja mais