Praia dos Anjos - Construtora Volendam
Praia dos Anjos – Construtora Volendam

Separamos aqui 5 maneiras eficazes de se organizar financeiramente para comprar o seu imóvel. Elas vão ajudar você a colocar ordem nas finanças, juntar dinheiro com mais facilidade e aproveitar a sua casa nova na Região dos Lagos sem dores de cabeça pelo caminho. 

Afinal, a gente sabe que realizar o sonho do imóvel próprio requer muita força de vontade, disciplina e, sobretudo, planejamento. Esse passo, que é um dos mais importantes da vida adulta, vem carregado de decisões e responsabilidades.

Vamos lá?

Casal analisando papelada - Como se organizar financeiramente para comprar seu imóvel

Conheça a situação financeira familiar

Além dos rendimentos constantes, é importante considerar o dinheiro que entra vindo de comissões, bônus e trabalhos extras. Por isso, conhecendo a sua receita, ou seja, a soma de todas as fontes de dinheiro, você poderá descobrir qual o valor máximo que poderá dedicar ao pagamento das parcelas.

Mapeie toda saída de recursos: aluguel, condomínio, contas de água, internet, telefone, tv, luz, gás, fatura do cartão, gastos com vestuário, transporte, lazer, fatura do cartão de crédito, etc.

Ou seja, conhecer as despesas é fundamental para identificar onde é possível cortar gastos e onde há a possibilidade de reduzir consideravelmente a saída de dinheiro.

Com todos os movimentos de entrada e saída de dinheiro no radar, é possível estimar o impacto de decisões mais econômicas na rotina. Trocar o almoço naquele restaurante “baratinho” por marmita, o uso de aplicativos de transporte por metrô e ônibus, um plano mais simples de telefonia… São ajustes que podem parecer pequenos, mas fazem uma enorme diferença na hora de guardar dinheiro.  

Estabeleça o seu objetivo

Metas e objetivos - Como se organizar financeiramente para comprar seu imóvel

Sabendo o alvo onde você está mirando, é possível definir a quantidade de dinheiro necessária para uma entrada ou o tempo necessário para uma compra à vista.

Por isso, é fundamental ter consciência do seu momento de vida e também do futuro. Leve em consideração se pretende ter filhos, se os membros mais velhos da família podem vir a ter que morar com você, se no seu trabalho há a possibilidade de transferências e outras mudanças de perspectiva a médio e longo prazo.

Projetando esses movimentos naturais da vida, você pode adquirir um imóvel que atenda às suas necessidades no presente e no futuro. Assim, você evita ficar “preso” a um lugar que não satisfaz completamente o que você precisa.

Cinco maneiras de se organizar financeiramente para comprar seu imóvel: reserve 30% do que recebe

Mulher guardando dinheiro em cofrinho - Como se organizar financeiramente para comprar seu imóvel

Aqui não estamos falando de guardar dinheiro no colchão. Aplicar o dinheiro em investimentos de baixo risco, como Tesouro Direto, CDBs, Letras de Câmbio ou Fundos de Renda Fixa, ajudam a fazer render o montante guardado. Não é necessário muito dinheiro para começar e o resultado lá na frente compensa o esforço inicial. 

Para ter uma noção do impacto da reserva de valores na sua rotina antes de ter parcelas reais para pagar, experimente aplicar em algum investimento 30% dos seus rendimentos por três meses. Assim, quando chegar a hora de pagar parcelas reais, você já tem uma noção das limitações do seu orçamento mensal.

Conheça a região e as maneiras de pagar o seu imóvel

Mapa Rio de Janeiro - Construtora Volendam

Ter conhecimento sobre a localidade e as principais linhas de financiamento podem fazer com que ache grandes diferenças de preço em imóveis similares numa mesma área. As taxas de juros podem variar bastante entre as instituições. Vale lembrar que quanto maior for o valor da sua entrada, menores serão os valores das parcelas e maiores as chances do financiamento ser aprovado. 

Lembre-se que os recursos do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) podem ajudar bastante na possibilidade de aumentar o valor da entrada. 

Não se esqueça das despesas extras| Como se organizar financeiramente para comprar seu imóvel

Metas e objetivos - Construtora Volendam

Considerar apenas o valor das parcelas na hora de comprar sua casa pode ser fatal. Leve em conta os custos com ITBI (imposto sobre transferência de bem imóvel), avaliação do imóvel, cartório, IPTU, piso, armários, decoração e segurança.

Quanto mais completo for o seu levantamento de custos extras, melhor você poderá se preparar para quando as contas começarem a chegar. E também, menores as chances de aparecer alguma conta imprevista, que pode impactar de forma contundente nas contas gerais da família.

A Construtora Volendam possui um time de especialistas de diversas áreas, dedicados a pesquisar e oferecer as soluções adequadas aos seus sonhos.

Clique aqui e agende uma visita em um dos nossos empreendimentos localizados na Região dos Lagos.


Prepare-se para as mudanças que estão por vir!