O ar-condicionado é o desejo de muita gente e requisitado principalmente nos dias de calor. Em locais que possuem o clima quente, o aparelho é ainda mais utilizado para deixar a temperatura ideal, oferecendo conforto e aconchego. Na hora de comprar, existem diversos fatores a serem observados, como a marca, preço e também aos BTUs, mas você sabe o que é esse terceiro item?
A sigla BTU significa em inglês British Thermal Unit, em português é Unidade Térmica Britânica. Basicamente, o BTU mede a potência do aparelho e o quanto é capaz de resfriar um ambiente. Saber escolher o nível adequado para as suas necessidades ajuda a economizar dinheiro, energia elétrica e ainda otimizar o funcionamento.
Como são medidos os BTU’s
O BTU é uma medida não métrica utilizada principalmente no Reino Unido e nos Estados Unidos. Um BTU equivale a 252,2 calorias e entre 778 e 782 libras/pés. Quanto maior o nível, mais os ar-condicionados conseguem resfriar com rapidez, mais alcance nos espaços e maior potência ao lançar o ar.
O cálculo de BTUs é feito a partir desta noção: 1 BTU reduz a temperatura de meio litro de água em 0,56 ºC. Em espaços físicos, como casas, apartamentos e escritórios, leva-se em consideração o peso e densidade da água.
Para calcular a quantidade ideal de BTUs para um ambiente, basta somar o número 600 a cada metro quadrado do local. Depois, acrescentar a esse resultado mais 600 a cada morador e também à quantidade de portas, janelas e outros aparelhos eletrônicos. Se você achou o cálculo difícil, não se preocupe, pois existe uma calculadora online, é só clicar aqui.
Como escolher o aparelho ideal
A potência ideal de um ar-condicionado deve ser medida levando em conta as especificidades de cada ambiente onde será instalado. Por exemplo, não adianta comprar o aparelho mais potente para um quarto pequeno, com apenas uma janela e que apenas uma pessoa costuma circular pelo espaço. Isso é energia e dinheiro desperdiçados.
Da mesma forma como um aparelho de menor potência em um escritório com alta circulação de pessoas, computadores e saídas será muito menos eficaz. Em casos como esses, as pessoas que vivem ou trabalham no local provavelmente sofrem mais calor e o consumo de energia elétrica é maior. Outro ponto que deve ser observado é a incidência de sol.
Cuidados para instalação e manutenção
Depois de calcular os BTUs e escolher o ar-condicionado ideal para as suas necessidades, tome algumas precauções para a instalação e manutenção. Entre elas, verificar a capacidade da unidade condensadora do seu prédio, para modelos split, checar a tubulação por onde vai sair a água do ar-condicionado, separe uma tomada e um disjuntor especialmente para o aparelho. Depois de instalado, limpe os filtros diariamente para evitar acúmulo de poeira e ácaros.
Agora que você já sabe como calcular os BTUs e escolher o ar-condicionado ideal, ficará muito mais fácil comprar o utensílio que corresponderá às especificações da sua casa ou escritório. Com isso, o bem estar será presença registrada nesse ambiente.
Gostou deste artigo? Quer ficar por dentro de mais informações sobre o universo imobiliário? Continue acompanhando nosso blog e redes sociais.