Os modelos de construção civil têm se modificado constantemente. Com a necessidade de racionar os bens naturais, os recursos tecnológicos sustentáveis vêm tomando espaço no momento de planejar e executar novos projetos. Afinal, o que seria uma casa sustentável?
Uma casa sustentável é uma residência projetada e construída de forma que agrida o mínimo possível o meio ambiente. Além disso, não se pode esquecer que é necessário garantir a segurança e bem-estar dos moradores, inclusive economicamente.
Existem diversas tendências cada vez mais inovadoras, que podem ser aplicadas em seu imóvel com o objetivo de torná-lo mais sustentável. A seguir, listamos uma série de características sustentáveis e econômicas para aplicar na sua residência e te ajudar a saber se a sua casa é sustentável.
Vamos conhecer esse ecossistema de atributos?
Utilização de energia solar
O desenvolvimento de uma cultura sustentável que preserve o planeta é extremamente necessário e esse cenário não seria diferente no setor de energia elétrica. A energia solar, por exemplo, usa uma tecnologia que capta a radiação do sol em painéis fotovoltaicos. Esses painéis podem ser instalados no telhado e, por meio de um inversor, transformam a energia eletromagnética em elétrica, para abastecer a residência.
O sistema vem sendo cada vez mais utilizado em casas e apartamentos, pois tem uma grande vida útil, em torno de 25 anos em sua eficiência máxima, e pode economizar até 90% no valor da conta de energia. No Golden Lake Residence o condomínio tem captação de energia solar para aquecimento da água.
Aproveitamento de água da chuva
Realizar o aproveitamento da água da chuva é um procedimento relativamente simples e que pode gerar economia para outras atividades essenciais que precisam desse recurso numa casa. Para realizar esse procedimento, as calhas no telhado realizam a captação da água, que é direcionada para a cisterna ou tanques, onde fica armazenada. A água armazenada passa por uma série de filtragens para retirar as impurezas, como galhos, folhas e insetos, por exemplo.
O condomínio Golden Lake Residence faz o reaproveitamento de água pluvial com captação pelos telhados para irrigação de áreas verdes e para reuso nos vasos sanitários
Implantação de telhados verdes e o cultivo de jardins arborizados
Esses telhados são adaptados com uma estrutura reforçada, e podem ser transformados em superfícies vivas, trazendo conforto térmico e reduzindo o consumo de climatização artificial. Já no térreo, os canteiros contribuem para o bem-estar dos moradores, oferecendo sombreamento e contribuindo para a permeabilidade do solo.
Como saber se sua casa é sustentável: hortas e jardins domésticos
Hoje em dia, manter hortas e cultivos de plantas mesmo em casas pequenas não é algo tão trabalhoso. As pequenas hortas cabem em qualquer espaço e podem ser feitas até de forma vertical. Espaços com boa incidência de luz solar podem ser úteis para a execução dessa dica. Uma vantagem das hortas é a utilização de produtos orgânicos sem tantos agrotóxicos.
Já as plantas, auxiliam na purificação do ar. Dessa forma, tê-las por perto é sempre uma vantagem. Algumas plantas que podem ser utilizadas em ambientes domésticos: são: begônias, samambaias, espada-de-são-jorge, lírios, entre outras.
Existem diversas maneiras simples de tornar sua casa um ambiente seguro, aconchegante e também sustentável. Além de auxiliar o meio ambiente, adotando algumas dessas medidas podemos ter uma economia considerável nos custos de manutenção da casa.