O Feng Shui é uma técnica chinesa que há milhares de anos ajuda a trazer mais harmonia e beleza para a casa das pessoas. Feng significa vento e Shui quer dizer água. A ideia é criar equilíbrio entre os ambientes e os moradores quando esses dois elementos estão balanceados. Assim, tudo é pensado nos mínimos detalhes, como a posição dos móveis, a escolha das cores, o aproveitamento dos espaços e até o que não se deve ter em um lar.
Principalmente em períodos de isolamento e stress – como a pandemia tem causado-, ter uma casa com boas energias é fundamental para o nosso bem-estar, produtividade, prosperidade, saúde e bom relacionamento com a família.
O Feng Shui está aí para ajudar e chegou a hora de o conhecermos melhor.
Respire fundo, solte o ar devagar e continue a leitura.
Principais objetivos do Feng Shui
- Desestimular hábitos que fazem mal à saúde, como dormir e se alimentar inadequadamente;
- Aumentar a disposição e a produtividade para que as pessoas busquem os seus sonhos;
- Melhorar as relações entre as famílias e os moradores em geral;
- Transformar energias negativas em energias positivas;
- Claro, também deixar a casa mais bonita.
Feng Shui para decorar e harmonizar a energia da sua casa: cômodos
Cada cômodo tem a sua vibração única e o Feng Shui aconselha cuidar deles com carinho. O quarto, por exemplo, é o local onde descansamos e passamos mais horas por dia. É preciso valorizar a iluminação natural, deixar espaço ao redor da cama e utilizar o mínimo de espelhos, que sugam a energia ou a mandam para fora da casa quando virados para a janela. Já os banheiros, devem manter a sua energia com a tampa do vaso sanitário e porta sempre fechados, assim como evitar coisas que você não precisa, assim como cortinas rasgadas e azulejos quebrados.
Feng Shui para decorar e harmonizar a energia da sua casa: estimule os 5 sentidos
Tudo pode ser explorado: texturas, cores, sons, cheiros e sabores. A ideia é criar a sensação de conforto e aumentar a conexão consigo mesmo, com as pessoas e o ambiente como um todo.
Nada de acumular
Muita coisa guardada, para o Feng Shui, é sinônimo de acúmulo de energias negativas que vão aos poucos te minando. Por isso, pratique o desapego: doe, venda, descarte sem prejudicar o meio ambiente. Só não deixe para depois. Porque, quando menos você esperar, sua casa estará lotada de quinquilharias que jogam o astral lá para baixo.
Quanto mais circulação, melhor
Tudo em uma casa decorada com técnicas de Feng Shui deve fluir bem. Desde o ar, até as pessoas, e, principalmente, as energias. Sendo assim, nada dificultando a abertura das portas, nem osbstáculos no caminho das pessoas, da ventilação e da luz.
Limpeza constante
Acumular sujeira, mesmo aquelas que ficam nos cantinhos ou embaixo do tapete, faz mal tanto para a saúde quanto para a cabeça. O mesmo vale para a organização. Quando tudo está nos conformes, a sua mente fica mais limpa e organizada também.
Guie-se pelo Baguá
O Baguá funciona como um mapa que direciona as energias para cada cômodo da casa de acordo com cada aspecto que você pode melhorar na sua vida.
Ele se compõe de um diagrama de oito lados que é sobreposto à planta baixa do apartamento. Cada extremidade corresponde a um cômodo e aos aspectos da vida que você quer melhorar.
As áreas, ou “Guás”, são:
- Família;
- Prosperidade;
- Carreira;
- Amigos;
- Sabedoria.
- Criatividade;
- Relacionamento;
- Sucesso.
O centro do Baguá representa a harmonia, o coração e a saúde. Ele também relaciona cores, elementos e formas para ajudar a melhorar o fluxo de energia no ambiente. Aí é só identificar as qualidades e defeitos de cada cômodo e aplicar o diagrama na direção mais apropriada.
Agora que você descobriu os benefícios do Feng Shui e conheceu algumas dicas para deixar a sua casa mais bonita e com boas energias, chegou a hora repensar a sua casa. Use e abuse dessa técnica milenar para melhorar a sua vida em todos aspectos. E se você está pensando em se mudar, conte com as oportunidades da Construtora Volendam na Região dos Lagos para projetar uma decoração com o Feng Shui do zero!